#6DSW — O drama da CrowdStrike continua, IA ameaça videogames e Apple Intelligence na versão beta

01/08/2024 — Empresas começam a processar a CrowdStrike e a Apple libera versão beta do iOS 18.1 com primeiras funcionalidades do Apple Intelligence.

📰 3 Notícias dos últimos dias


1- O drama da CrowdStrike não terminará tão cedo


No último dia 19/07 o mundo acordou com uma falha global em computadores Windows que prejudicou o sistema financeiros, deixou aviões no chão e impediu cirurgias.
A culpada foi uma atualização disponibilizada pela empresa CrowdStrike que ficou no ar por apenas 78 minutos [1] .

Uma semana depois do problema o CEO da empresa indicou que 97% dos dispositivos afetados já tinham voltado a funcionar [2], já a Microsoft indicou que os 8.5 milhões de dispositivos afetados foram apenas os que reportaram erros. O número real pode ter sido bem maior [3].

Os prejuízos foram enormes e a conta começa a chegar para a a culpada. A Delta Airlines diz que o prejuízo foi de 500 milhões de dólares [4] e irá processar os responsáveis [5]. Até os seus próprios acionistas querem processar a empresa por condução inadequada dos testes.

Fontes: [1] [2] [3] [4] [5] [6]


2- Profissionais ligados a indústria de video games entram em greve com receios dos impactos da Inteligência Artificial

A união de trabalhadores SAG-AFTRA (The Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists) que representa aproximadamente 150 mil profissionais começou uma greve na última sexta-feira [1].


Os profissionais estão exigindo que as empresas do setor realizem acordos sobre a utilização da voz e imagens nos jogos. Com os avanços de inteligência artificial é possível utilizar o banco de dados das vozes já gravadas e gerar qualquer nova narração com dados sintéticos.

Ano passado, Hollywood enfrentou 118 dias de greve dos atores e outros profissionais, fortemente motivada pelos impactos da inteligência artificial nesse mercado.

Quais outros setores afetados começarão a reagir em breve?

Fontes: [1] [2]


3- iOS 18.1 beta é lançado com funcionalidades da Apple Intelligence


E a Apple lançou essa semana a versão beta do iOS 18.1 [1], essa será a primeira versão do sistema operacional com as funcionalidades prometidas pro Apple Intelligence.
Quais os novos recursos?
Ferramentas de escrita: Teremos IA para reescrever, corrigir e resumir qualquer texto que apareça na sua tela em Aplicativos da própria Apple ou apps que utilizem os controle de texto da Apple.
Nova Siri com Apple Intelligence?
Promete entender contexto e mesmo quando você errar algumas palavras ela será capaz de entender os comandos. A Apple promete que agora engrenará como uma assistente pessoal de verdade.

AI no app de email.
Resumo dos emails recebidos e sugestão de conteudo das respostas são as promessas.

Resumo automático de notificações
O iOS irá catedorizar e resumir as notificações que recebemos

Busca por Fotos com Processamento de Linguagem Natural.
Você poderá fazer perguntas no app Fotos e encontrar com maior facilidades as suas fotos.

Lembrando que essas funcionalidade só funcionarão nos iPhone 15 pro e 15 Pro Max, há uma expectativa que esses novos recursos incrementem a venda de novos smartphones nos próximos anos.
Veja a demonstração das novas funcionalidades aqui .
Fontes: [1] [2]

Para mais conteúdo, siga no AprendaDataScience

Agora com novos coletânea de noticias nas segundas e quintas.