AMD será a próxima concorrente da Nvidia?
O faturamento da AMD com chips de IA para Data Centers disparou e a empresa pode se estabelecer como uma opção em Inteligência Artificial
A Advanced Micro Devices (AMD) vem mudando aos poucos o seu portfolio de produtos e chips para sistemas embarcados e video games tem perdido cada vez mais a relevância. No último trimestre de 2024 a área de data center, segmento que engloba os pedidos de chips de GPU para treinamento de modelos de Inteligência Artificial foi a que mais cresceu.
A AMD tem a Meta e a Microsoft como os dois principais clientes da sua plataforma de cloud para inteligência Artificial lançada nesse inicio do ano.
E a CEO Lisa Su said prevê que a empresa tenha um faturamento de $4.5 bilhões apenas com chips para inteligência artificial no ano de 2024. No segundo trimestre, a receita da área de data centers da AMD saltou 115% comparado com o ano de 2023, atingindo a marca de $2.8 bilhões. Pela primeira vez, a receita de chips de IA atingiu um valor acima de 1 bilhão de dólares. Fazendo com que o Chip MI300 Accelerator se torna-se um grande sucesso.
Há muita discussão entre os investidores sobre o retorno desse investimento tão massivo em IA, o que sabemos é que para Nvidia e AMD o resultado tem sido muito positivo.
O chip AMD Instinct MI300 accelerator é o competidor direto do Nvidia H100 AI chip. As duas empresas prometem lançar novos chips anualmente.
A AMD tem o MI325X chegando ao mercado no final do ano e o MI350 planejado para 2025, e um MI400 para 2026. A expectativa é que o MI350 seja o competidor do já anunciado Nvidia Blackwell lançado em Março como o “chip mais poderoso do mundo”.
Nvidia CEO Jensen Huang segura o H100 na direita e o chip Blackwell na esquerda
Nvidia está bem na frente da AMD, apesar do crescimento recente, a AMD ainda tem apenas uma fração do mercado de data center com $2.8 bilhões enquanto a Nvidia teve uma receita de $22.6 bilhões no último trimestre.
Aquisição da ZT Systems
Seguindo esse movimento, no último dia 19, a AMD anunciou a aquisição do grupo de infraestrutura de IA ZT Systems por $4.9 bilhões em dinheiro e troca de ações. A aquisição irá ajudar a acelerar a adoção dos chips Instinct MI300 nos datacenters.
ZT Systems é uma empresa privada fundada a 30 anos com foco em construir infraestrutura customizada chamada de “hyperscalers”. Tem como cliente a Microsoft, Meta e Amazon. Essa será a maior aquisição da AMD desde que comprou o Xilinx por $35 bilhões em 2022.
Clientes da ZT Systemsi
A empresa é responsável por fornecer soluções complexas de computação, armazenamento e acerelação, com uma receita anual estimada em 10 bilhões de dólares. Os maios clientes desse tipo de serviço são os provedores de nuvem Amazon AWS e Microsoft Azure.
Em maio, a Microsoft foi um dos primeiros AI hyperscalers a adotar o MI300, possibilitando que a plataforma de nuvem Azure rode modelos de IA como o GPT-4 da OpenAI. A própia Nvidia tinha anunciado uma parceria com a ZT Systemas para construir infraestrutura customizada com o chip Blackwell, isso tudo mostra como a ZT System pode acelerar a adoção dos chips da AMD através dos seus clientes.
Frase da CEO da AMD que resume o momento:
“AI is our number one priority, and we’re at the beginning of an incredibly exciting time for the industry,”
Para mais informações siga no instagram @aprendadatascience
Fontes:
[1]- https://www.theverge.com/2024/7/30/24209938/amd-q2-2024-earnings-datacenter-ai-revenue
[2] — https://www.ft.com/content/f00c0e11-b0dd-419a-a11a-f2cc586bba08
[3] — https://www.thestreet.com/investing/stocks/analysts-reset-amd-stock-outlooks-after-ai-acquisition
[4]- https://ir.amd.com/news-events/press-releases/detail/1211/amd-to-significantly-expand-data-center-ai-systems