ChatGPT já tem mais de 3.7 bilhões de acessos por mês e supera o Chrome

Só o mercado de navegadores de internet consegue competir em tamanho com o ChatGPT, indicando uma migração dos Browsers para os ChatBots

Segundo o Digital Trends, o ChatGPT teve 3.7 bilhões de visitas em Outubro comparado com 3.45 bilhões do Chrome.

O tráfico para o chatbot mais conhecido tem crescido a uma taxa de 17.2% ao mês e 115.9% ao ano segundo dados do Similarweb.

A quantidade de novas plataformas de IA generativa que são lançadas continua a aumentar, e as mais conhecidas continuam crescendo com força, enquanto a galera vai descobrindo como usar essas ferramentas no dia a dia.

E no topo da lista, com folga, está o ChatGPT, que acumulou impressionantes 3,7 bilhões de visitas globais. Pra você ter uma ideia, o fluxo de visitas no ChatGPT já bate de frente com o mercado de navegadores. Ele só pode ser comparado com o número de usuários mensais do Google Chrome, estimados em 3,45 bilhões.


De acordo com dados da Similarweb, o ChatGPT registrou um aumento de 17,2% no tráfego de um mês para outro e um salto absurdo de 115,9% em relação ao ano anterior. Alguns dos grandes impulsos para esse crescimento em 2024 incluem a mudança de endereço pela OpenAI, dona do ChatGPT, que trocou o subdomínio chat.openai.com pelo domínio principal chatgpt.com. O pico de acessos foi em maio de 2024, quando atingiu a marca de 2,2 bilhões de visitas num único mês. E, desde então, não para de crescer.

Apesar de já ser uma presença constante na indústria de tecnologia desde novembro de 2022, a OpenAI não tira o pé do acelerador. Continua lançando versões novas, funcionalidades extras e aplicações complementares (as famosas “GPTs”) pra manter o público engajado. Recentemente, lançou o ChatGPT Search, uma ferramenta de busca própria que dá respostas em tempo real sobre coisas como placares de esportes, notícias e cotações de ações.

Os ChatBots são concorrentes dos Browsers?

Muita gente percebe que o ChatGPT está, de certa forma, crescendo ao ponto de oferecer serviços bem parecidos com o que tenta substituir: o Google Search. No entanto, as versões web do ChatGPT ainda dependem de navegadores para funcionar. Em comparação, o Chrome continua gigante, com 35,4 bilhões de usuários em 2024. Apesar do crescimento anual ser modesto, ele acumulou um aumento de 45,35% nos últimos 5 anos, segundo o Statscounter.

Outra novidade é que a OpenAI comprou o domínio Chat.com, mas ainda não deu nenhuma dica sobre o que pretende fazer com isso. Mas sabemos que quanto mais simples e fácil de lembrar o endereço, mais as pessoas acessam.

Outros concorrentes

Enquanto isso, outras ferramentas de IA também estão crescendo, embora ainda longe de alcançar o ChatGPT. O chatbot Perplexity, por exemplo, teve 90,8 milhões de visitas em outubro, um aumento de 25,5% em relação ao mês anterior e 199,2% em relação ao ano passado, mesmo com polêmicas recentes de plágio. Já o chatbot Gemini, do Google, registrou 291,6 milhões de visitas no mesmo mês, com um crescimento de 6,2% no mês e 19% no ano, impulsionado por uma atualização do ChromeOS que trouxe novas funções de IA para os Chromebooks.

O chatbot Claude, da Anthropic, também não ficou pra trás, com 84,1 milhões de visitas em outubro, crescendo 25,5% no mês e incríveis 394,9% no ano, graças ao lançamento recente de um app para Windows e macOS. O site do Copilot, da Microsoft, somou 69,4 milhões de visitas no mesmo mês, com um impressionante aumento de 87,6% no mês.

Por fim, o NotebookLM, da Google, atingiu 31,5 milhões de visitas em outubro, registrando um aumento de mais de 200% em relação ao mês anterior. Esse app, baseado nos modelos generativos da empresa, ajuda usuários a processar e resumir conteúdos de diferentes formatos usando prompts de IA.

Para mais novidades na área de tecnologia, siga o instagram @aprendadatascience