Tim Cook tranquiliza investidores: Apple usará Inteligência Artificial Generativa em seus produtos ainda em 2024

Em conferência com investidores o CEO da Apple revelou que a Apple está focando investimentos na área de IA generativa 

Em conferência com investidores no dia 28/02/2024, Tim Cook reafirmou que a empresa está investindo significativamente em Inteligência Artificial e ainda esse ano trará lançamentos que vão inovar no setor.

“We believe it will unlock transformative opportunities for our users when it comes to productivity, problem-solving and more.”

Sempre com um foco em funcionalidades, atualmente a Apple já possui muitos recursos turbinadas por IA. O Vision Pro possui uma ferramenta de visão computacional que permite usar as mãos para clicar em ícones e o Apple Watch possui vários alertas para taxas de batimento cardiáco. O CEO da empresa da maça também destacou que os processadores dentro de todos os MacBooks já possuem capacidade de executar aplicações de IA localmente.

“AI allows Apple Watch to help you track your workouts, automatically detecting whether you’re taking a walk or going for a swim. It enables your iPhone to call for help if you’re in a car accident.”

Há uma grande expectativa no setor pela conferência anual de desenvolvedores que ocorre em Junho, momento que a Apple costuma anunciar novos produtos e funcionalidades.

Acionistas pedem relatório sobre IA

Durante a conferência houve o pedido de alguns acionistas [2] para que a Apple produzisse um relatório sobre os riscos do uso de Inteligência Artificial em seus produtos.

Um acionista relevante, o fundo de investimento “AFL-CIO Equity Index Funds”, alegou que preocupações com discriminação e viéses contra os empregados. O uso de IA para automatização pode gerar demissões em massa e até o fechamento de fábricas. Além disso, pode ser utilizada para violar a privacidade dos clientes e pessoas públicas, como por exemplo o uso de “deep fake” para disseminar informações falsas sobre eleições políticas.

Contudo, o conselho votou contra a proposta alegando que a Apple já está comprometida em prover recursos e transparência sobre a sua abordagem do uso de IA e que o escopo do pedido foi muito amplo, colocando os planos estratégicos e iniciativas em perigo de competição com os concorrentes.

O pedido também tinha o objetivo que a direção da Apple fosse mais transparente no que está desenvolvendo sobre IA generativa, segue o temor dos investidores que a empresa esteja ficando para trás dos concorrentes.

Fim do Apple Car, inicio do AppleGPT?

Uma notícia recente contribuiu para a confiança dos investidores na nova fase da Apple com foco em IA generativa. Depois de quase 10 anos de desenvolvimento, a Apple anunciou o fim do projeto Titan e o sonho de desenvolver o seu carro autônomo.

Fontes internas da Apple indicaram que aproximadamente 2 mil funcionários estariam envolvidos no projeto do carro e agora serão redirecionados para a área de Machine Learning.

A Apple nunca teve o melhor telefone, mas sim o que funciona melhor. E Considerando que o ChatGPT possui cerca de 100 milhões de usuários e a Apple possui um ecossistema de 2.2 bilhões, isso lhe dar uma grande vantagem para implantar qualquer nova tecnologia em pouco tempo.

Muitas novidades ainda por vir esse ano.

Para mais conteúdo siga no @aprendadatascience

Fontes:
[1] https://www.computerworld.com/article/3713342/apple-ceo-tim-cook-genai-will-redefine-the-future.html

[2] https://news.bloomberglaw.com/esg/apple-investors-reject-bid-for-transparency-on-ai-risks-ethics

[3]https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/320193/000130817924000010/laapl2024_def14a.pdf

[4] https://decrypt.co/219311/apple-car-project-titan-killed-as-tim-cook-leans-into-ai-report