#5DSW - Amazon investe $4bi em startup; Apple WWDC tem data definida e Grok Vision 1.5 é lançado

O mercado segue aquecido com muita disputa por espaço e novos lançamentos semana após semana.

Olá meus amigos e minhas amigas, nessa quarta-feira selecionei 5 notícias recentes para a Data Science Weekly #5. A briga pela liderança no mercado de inteligência segue aquecida com Amazon entrando na disputa pelos melhores modelos e o lançamento preview do Grok 1.5 Vision. 

1- Amazon conclui investimento de $4 bilhões na Antrophopic, startup concorrente da OpenAI:

A Amazon investiu adicionais $2.75 bilhões de dólares na Anthropic no final de março desse ano. Concluindo um total de 4 bilhões prometidos desde o inicio da parceria em setembro do Ano passado.
Tem sido uma jogada estratégica das bigtechs realizar investimentos em startups como uma forma de competir nessa guerra tecnológica. E a Anthropic tem entregado resultados competitivos frente a OpenAI, segundo dados da própria empresa, o Claude 3 tem resultados superiores ao GPT-4:

Além de garantir a continuidade do negócio e ganhar dinheiro com um valor de mercado cada vez maior da empresa, a AWS ainda ganha garantindo que será a maior fornecedora de serviços na nuvem para os serviços da Anthropic.

Por enquanto, com esse novo investimento a Anthropic se torna a segunda Startup mais valiosa, ficando atrás apenas da OpenAI que recebeu cerca de $13 bilhões da Microsoft.

Fontes: [1] [2] [3]

2- Evento anuam da Apple, o WWDC 2024 começará em 10 de Junho de 2024:

Muita expectativa no ar para a Worldwide Developers Conference (WWDC) desse ano, o evento anual para desenvolvedores da Apple começará com um keynote no dia 10 e continuará até o dia 14. A empresa costuma focar no lançamento de atualizações para o softwares e novos hardwares e produtos. Esse ano promete ser especial com muita expectativa para lançamento de algo com Inteligência Artificial Generativa.

A empresa tem investido no treinamento de modelos próprios de LLMs, mas também tem negociado algo com o Google, OpenAI e Anthropic para serviços de IA na nuvem.

Outra especulação é que a Apple crie um novo ambiente para possibilitar a integração de desenvolvedores de IA com os seus dispositivos. Já há um movimento dos próximos Macs virem preparados e com foco em processamento para inteligência artificial, com previsão do processador M4 para o final de 2024 ou inicio de 2025.

Sem dúvida nenhuma, a Apple é a empresa que vem sendo mais pressionada por se posicionar nesse setor e precisa se esforçar para não decepcionar os clientes e investidores.

Fontes: [1] [2] [3]

3- Elon Musk lança o Grok 1.5 Vision: Finalmente um competidor de verdade para o GPT-4 e Gemini 1.5 ?

O dono do X (antigo Twitter) divulgou no último dia 12 de abril o lançamento do preview do seu modelo LLM, o Grok 1.5 Vision.

Essa é a primeira geração do chat com habilidades multimodais, isso é, com capacidade de processar informações visuais, documentos, diagramas, gráficos, fotos e etc. Segundo a empresa, o Grok 1.5 Vision será liberado primeiro para alguns usuários e testadores e promete entregar resultados competitivos contra o GPT-4 e Gemini:

Fontes: [1]



4- Golpes com DeepFake crescem no mundo: Video do Primeiro Ministro do Canadá faz vitimas
Em matéria do mês passado na imprensa canadense, um homem alegou ter perdido 12 mil dólares canadenses por ter investido em uma moeda crypto após assistir um video do Primeiro Ministro.
No video manipulado, Trudeu diz “We have developed an investment platform that we believe can help every Canadian safeguard their financial future even during periods of inflation.”

O golpe consiste em você investir uma quantidade pequena e a conta começa a “valorizar“. Um gerente entra em contato com você e te estimula a investir mais. Nesse caso, a vitima disse que a conta chegou a atingir 40 mil dólares. Quando tentou sacar o dinheiro, não conseguiu e acabou perdendo todos os 12 mil dólares que já tinha investido.

Segundo a unidade de crimes financeiros de Toronto, desde maio de 2023, mais de 57 milhões já foram roubados através de golpes financeiros contra residentes da cidade.

Esses golpes ficarão cada vez mais perigosos em 2024 com o avanço do poder computacional.

Fontes: [1][2]



5- Óculos da Rayban turbinado com Inteligência Artificial (Meta AI):

A Meta está trazendo inteligência artificial para a sua parceria com a Ray-Ban. Agora o óculos terá capacidade de identificar objetos, monumentos históricos, animais e realizar tradução de textos.

Segundo relato do New York Times, essas funcionalidades serão lançadas oficialmente no mês de abril e já tem sido demonstrada várias vezes pelo fundador do Facebook no seu Instagram “pessoal“.

Usuários poderão ativar o assistente através da frase “Hey Meta,” e seguida realizar uma pergunta ou falar um prompt de comando. Os óculos tem alto-falantes integrados nos óculos.


Embora os óculos tenham conseguido identificar animais e obras de arte, ainda não tem um percentual de acerto alto para tarefas mais complexas. Os testes do NYT também foram satisfatórios com a tradução de textos em inglês, espanhol, francês e alemão.

Fontes: [1] [2] [3]

Por hoje é isso meus amigos, sigam no @aprendadatascience .

Até mais!